segunda-feira, 25 de abril de 2011

História Yanomami


A partir da década de 30, com os primeiros contatos dos índios Yanomami com os não-índios, teve início a luta do povo Yanomami contra a extinção. Na década de 70, quando aconteceu a abertura da perimetral norte, aproximadamente mil índios Yanomami contraíram diversas doenças e morreram. No final da década de 80, quando aconteceu a corrida ao garimpo na terra Yanomami, morreram mais de 2 mil. Várias doenças foram detectadas, transmitidas por garimpeiros que iam em busca de ouro.

Estima-se que entre os anos 87 e 91 havia aproximadamente 40 mil garimpeiros dentro da reserva. Nessa época, o aeroporto de Boa Vista era o segundo mais movimentado do Brasil, em número de pousos e decolagens, chegando a registrar 500 pousos/decolagem por dia.
Nos dias de hoje, os Yanomami ainda sofrem com a presença dos garimpeiros, pois existem uns poucos que teimam em voltar à reserva. A FUNAI, que é o órgão competente para combater esta invasão, pouco tem feito, pois não possui verbas para tal fim.
Além deste problema, os Yanomami ainda têm de lutar contra as epidemias de malária e tuberculose, as quais eles sempre estão expostos.

Fonte: http://www.roraimavirtual.com.br/tribos.htm


Aluno: Maria Amélia Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário