terça-feira, 3 de maio de 2011

Desafios Indígenas


Finalmente, em 2011, depois de 30 anos de luta, a questão indígena no Amazonas conseguiu a liderança em cargos públicos. Os indígenas querem superar os problemas em áreas básicas, como saúde e educação, e assegurar sua permanência, por meio de uma implementação de políticas de geração de renda, nas 178 terras indígenas existentes no Estado.
Para defesa dos direitos das populações indígenas, foram criados órgãos de pressão social, como a Fundação Estadual dos Povos Indígenas (Fepi), atual Secretaria Estadual (Seind).
Apesar dessas ações, a questão indígena não conquistou a prioridade na agenda governamental do Poder Público. A Lei Orçamentária para 2011 prevê R$4,1 milhões para a Seind, que tem o menor orçamento do Governo Estadual.
No Poder Legislativo, o que mais chama atenção é a fa;ta de representantes indígenas, enquanto o Amazonas contém a maior concentração de indígenas do país, sendo 30% do território estadual, território indígena, localizadas em 81% dos 62 municípios. A Seind declara que haja 120 mil habitantes nas aldeias e mais de 60 mil nas cidades. Mas apesar desses números, nenhum dos 24 deputadoss estaduais batalha pelo movimento indígena.
Apenas duas das 62 prefeituras do Estado tem indígenas em sua liderança, ambos eleitos em 2008. A Seind conta com 19 vereadores espalhados em municípios do interior do Estado.

Aluna: Fernanda Luisa
Fonte: Jornal A Crítica, 19 de Abril de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário