quinta-feira, 21 de julho de 2011

Sustentabilidade e o Brasil

            A palavra da moda atualmente é sustentabilidade. Em todos os setores, seja no meio ambiente, na economia, educação ou administração pública, todo mundo cita o termo sustentabilidade. E o que significa sustentabilidade? O que é ser sustentável?

Nos dicionários sustentabilidade é definido como o ato de ser sustentável. Apesar de parecer redundante, quando este conceito é colocado frente aos problemas e do modo que o ser humano atua sobre o meio ambiente, ele pode então ser entendido como: a capacidade de um indivíduo(ou um grupo, uma empresa, aglomerados em geral) de manterem-se inseridos em um equilíbrio ambiental como o meio ambiente sem danificar violentamente este meio. Mas apesar da sustentabilidade estar associada diretamente ao meio ambiente e a tudo o que o envolve, não está limitada somente a esta área. A sustentabilidade também está relacionada a outros setores da sociedade como a economia, a educação e a cultura.
A falta de conhecimento do ser humano em relação à sustentabilidade pode ter consequências catastróficas. Nos dias de hoje é preciso que cada indivíduo tenha a consciência de que é necessário se preocupar e cuidar do meio ambiente no qual se vive. E para isto, é preciso estar atento a cada atitude e repensar a forma como se vive dentro deste ambiente. A continuação e sobrevivência da raça humana está totalmente dependente da conservação dos recursos naturais de nossas matas, florestas, rios, lagos e oceanos.
Atualmente, dezenas de empresas no Brasil têm se preocupado com sustentabilidade. Investir em projetos ambientais tem feito parte do dia-a-dia de companhias que cada vez mais trabalham com a responsabilidade social.Essas práticas de responsabilidade social corporativa tornaram-se parte da estratégia de um número crescente de empresas, cientes da relação entre retorno econômico, ações sociais e conservação da natureza.
O reconhecimento de que os recursos naturais são finitos e de que nós dependemos destes para a sobrevivência humana, para a conservação da diversidade biológica e para o próprio crescimento econômico é fundamental para o desenvolvimento sustentável. Já foi provado que é possível um país lucrar, tendo uma consciência ambiental. A sustentabilidade econômica é a base de uma sociedade estável e mais justa, além de abrir diversas possibilidades dentro de todos os setores da comunidade. O país que consegue conciliar desenvolvimento econômico com desenvolvimento sustentável se torna livre da dependência de recursos e da concessão de outros países ou uniões econômicas.
Precisamos nos unir pela vida, pelo bem, pela Agenda 21 de uma sociedade digna para todos. Lutamos para que a Justiça Socioambiental no Brasil seja implantada. O Brasil merece o Brasil porque somos uma nação e um povo que sabe vencer a opressão. Estamos e vamos vencer este jogo, construindo um Brasil sustentável.
Postado por: Itacyara Leite, Raniel Nascimento, Fernanda Luisa, Mateus Leão e Afonso Frota(membros do grupo 5 do 3º ano B)